PGC - ITAGUAÍ
“Serra da Calçada”, “Caminho de Terra firme” entre outros que por volta de 1725 iniciou- se a construção deste que ligava o Rio de Janeiro á São Paulo a fim de encurtar a viagem exaustiva e perigosa que era feita por mar de Paraty ao porto do Rio, pois habitavam na Ilha Grande uma grande quantidade de corsários que assaltavam as embarcações que por ali passavam o que quase sempre representava prejuízos à Coroa Portuguesa, pois eram presenciados diversos naufrágios naquele lugar. Este caminho foi muito importante, pois contribuiu significativamente para o acesso dos comerciantes paulistas à cidade do Rio de Janeiro.
Pra mim foi maravilhoso muito bom, lá teve dois guias um na frente e outro lá atrás sem falar no cansaço que foi subir aquele morro íngreme, teve que levar muita água pois lá o calor estava de matar, lá em cima tinha uma casa dos séculos atrás que o numero da casa ainda estava ainda em algarismos romanos, lá a calçada ia até uma certa parte, tivemos que fazer uma fila indiana para chegarmos a cachoeira. Foi demais!
Cecília dos santos 13anos
Geovana dos santos 15 anos
Na Serra da calçada, também chamada de Calçada da Indepência, na época dos escravos era o caminho mais curto para ir a São Paulo. Hoje em dia a calçada chega só até um certo ponto que do caminho, por que a água da chuva já levou o restante dela.
Foi cansativo subir mais foi bem divertido. Antes de subir ha regras para ser seguidas. Antes da gente começar a caminhada ele deu uma sacola plástica para recolher o lixo que agente avistasse no caminho. No meio do caminho havia um fusca que parecia o Herbie, afinal no vidro estava um adesivo que dizia lutar sempre, ganhar talvez desistir nunca, depois de ver o fusca andamos mais um pouco e paramos no topo de uma montanha da onde dava para ver a paisagem de onde agente havia passado, paramos um pouco por lá para esperar os outros que vinham atrás com o Dino que vinha no final da fila, ele acompanhava as pessoas que estavam muito cansada, e para agente descansar um pouco.Em seguida subimos mais um pouco havia uma casa que era bem antiga
mesmo e nela tinha escrito o ano da sua construção em algarismo romano.
Nathálya Vasconcellos, 13 anos e Pâmela Cristina, 12 anos.
Larissa da silva,12 anos











Postar um comentário