A semana do dia 25 à 29 de Julho foi de extrema importância para a coordenação e profissionais do PGC de Arcos, estes estiveram reunidos em período integral para resolver questões pendentes internas do projeto referente ao planejamaneto anual.
Assistimos a uma coletânea de aprofundamento de Paulo Freure, conversamos bastante, fechamos o planejamento e discutimos sobre a melhor maneira de adequarmos os ensinamentos de Paulo Freire no cotidiano ainda tradicional de alguns educandos.
É prazeroso expor idéias de uma forma diferente e perceber que a aprendizagem é maior do que a esperada.
"Aprender é difícil, mas é preciso fazer pensar."
A melhor maneira de aprender é brincando, percebemos que esta frase não esta só no papel, ela existe realmente no PGC.
Esta semana foi de um enorme aprendizado, o diálogo quebrou todas as barreiras de mentes um pouco ainda tradicionais e que o diálogo constói.
Dinâmicas riquíssimas mostraram que aprendemos a vida toda.
"É preciso colocar o oprimido no palco."
Para finalizar esta semana de treinamento intensivo elaboramos um texto que em poucas palavras resume este treinamento.
Coordenadora Angélica Cristina Moreira Gontijo e profissionais.
A METODOLOGIA DE PAULO FREIRE
A pedagogia de Paulo Freire vem em primeiramente nos libertar do ensino tradicional, nos fazendo percber diferentes modos de ensinar e aprender. Na verdade somos todos educadores e educandos e devemos valorizar a cultura dos outos, sabendo respeitar as diferenças e deixando de lado a aparência externa e nos preocupando mais com as qualidades, e até mesmo os defeitos do próximo.
Aprender a ouvir é essnecial para uma boa educação. Segundo Paulo Freire, para que o conhecimento seja válido é preciso ter diálogo, diante disso vemos a necessidade de saber ouvir, de dar a voz ativa aos nosso educandos, e de oferecer oportunidades de novas idéias dos mesmos, assim poderemos ter mais produção interativa com eles.Além disso, uma das conseqüências desse diálogo seria a aproximação entre professor e aluno, podendo assim acompanhar o dia a dia deles bem de perto.
Os educadores devem buscar diferentes atividades que possam investigar o interesse dos educandos, visando o que eles trazem de bagagem do seu cotidiano, valorizando dentro do possível sua linguagem.Saber que ninguém é completo e que o conhecimento nasce a partir do envolvimento com o outro, é mais uma forma de ensinar aprendendo a valorizar o educando como pessoa, de igual pra igual.
Acreditamos que a posição de professor questionador é uma forma fantástica de fazer com que o educando se sinta como um ser capaz de descobrir diversas formas de como construir o conhecimento, a partir de suas próprias vivências.
Uma simples pergunta, bem embasada e na hora certa, é capaz de gerar uma tempestade de idéias, que podem revolucionar a vida de uma pessoa ou até mesmo da comunidade que rodeiam.
O ensino deve ser de forma "bilateral", ou seja, uma troca de conhecimentos. Desta foema, o papel do professor deixa de ser a de um transmissor de idéias e passa a ser de um fomentador de pensadores. A relação professor/aluno deve acontecer de forma paralela, priorizando sempre o diálogo com o outro, consigo mesmo e com o mundo trabalhando a conscientização do "quem é você ?".
Não aprendemos nada que não seja importante pra nós, e partindo disso a construção do conhecimento do educando deve relacionar o meio em que ele vive com o que é ensinada na sala de aula, sem pular etapas, mas sim abrindo caminhos para chegar a aquela determinada etapa.
"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine[...] O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria não se ensoberbece, não se porta mal; não se regozija com injustiça, mas regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". (IC.13:1;4 ao 7).
EQUIPE PGC ARCOS-MG
Angélica Gontijo(Coordenadora)
Angélica kren;Andréia, Bruna Catarine; Camilla Rafaela;Cíntia Lopes; Daniel; Gabriela; Geruza; Gilberto; Joana; Lavínia; Moisés; Murilo; Neila; Patrícia.
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