quarta-feira, 3 de agosto de 2011

APROFUNDAMENTO DA METODOLOGIA DE PAULO FREIRE


''Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão''
Paulo Freire

Com o objetivo de aprofundar na metodologia do Mestre Paulo Freire, nos reunimos entre os dias 14 e 15 de julho para assistir e discutir os ensinamentos deste nobre educador. Foram momentos riquíssimos, onde pudemos refletir nossas ações e repensar as várias possibilidades a cerca do legado de Paulo Freire, sobretudo, com a liberdade de "re"construir as relações de aprendizagem de forma democratica, prazerosa e signitificativa para todos. Sinto-me feliz e cheia de vontade de também resgatar a "alegria menina" que tão bem nos faz! É está alegria que dá sentido ao que fazemos e tanto encanta às pessoas que fazerm parte do nosso convívio. Magda Cristina Puygcerver - Coordenadora do PGC - Unidade Congonhas


Vejam abaixo as palavras que marcaram o encontro e que certamente estarão presentes em nosso dia a dia, junto com nossos garotos e garotas cidadãos.

GENEROSIDADE, amor, humanidade, interesse, gostar, aprender a ouvir, dialogar, simplicidade, respeito, recriar, liberdade, sensibilidade, flexibilidade, diagnosticar, aprender, ensinar-me, transformar, educação, cidadania, atitude, capacidade, convivência, vontade, despertar, reconstruir, protagonismo,belezura, comunicação, conhecimento,linguagem, alegria menina.


"Meu papel no projeto vai muito além “do ensinar instrumento”, meu objetivo é proporcionar aos garotos e garotas do projeto caminhos para que eles possam enxergar o mundo de outra forma, ou pelo menos contribuir para isso. “Música é vida interior, e quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão”. Élcio Antônio - Professor de Violino e Viola

"A liberdade é construída nas relações, por isso acredito que desta forma chegaremos a fácil conduta de educação compartilhada". Hernando Rocha Vitor - Professor de Artes Visuais

"A liberdade qualifica a independência que cada um tem para agir e resolver seus atos e problemas, porém, independe de líderes com olhares e ações de cidadania, humanidade e ética para auxiliar os seres humanos em uma sociedade pacífica e democrática.Jefferson Tiago - Professor de Violoncello

"Quando as múltiplas relações são vivenciadas, vem de cada um a forma de conduzir aquilo no qual estamos envolvidos. É assim que a liberdade vai surgindo em nossas atividades. O conhecimento é fundamental para que possamos exercer uma verdadeira liberdade. A expressão, as críticas, os critérios de comportamento vão gradualmente sendo exercídos na proporção em que vamos conhecendo melhor o que somos, o que fazemos com quem fazemos e porque fazemos. Nilo Sérgio - Professor de TEORIA MUSICAL

"Cada relação tem seu caminho e nem sempre sabemos o final disso. Acredito que com respeito e ao construimos alguma coisa, uma relação. A liberdade conquistada numa relação, só é vista, reconhecida e vivida quando se percebe que "aquilo ali"é uma relação. Acredito ainda que, talvez seja a coisa mais dificil de se conquistar numa relação: a liberdade! Maria Clara "Kakala" - Monitora de Dança

"Teremos mais participação dos garotos e garotas, mais diálogo, mais interesse e com certeza teremos mais transformação as quais contribuirão para um mundo melhor e mais humano". Simone - Professora de Recreação

"Todos os educadores terão mais participação e in teresse a partir do que foi visto e falado. O diálogo será a palavra chave e os educandos os protagonistas dessa história, tudo isso, com muito amor, conhecimento e dedicação". Sybila - Professora de Recreação.

"Conviver é o maior aprendizado do homem. Mas, até que se construa esta autonomia é necessário muito diálogo, respeito e sensibilidade entre as pessoas". Suzerly Soares - Professora de Dança.

"Respeitar o espaço do outro e contribuir para que a liberdade prevaleça para alcançar os novos objetivos educativos". Tamires Souza - Auxiliar Administrativo

"Se nós mesmos construímos a liberdade nas relações, porque então não permitir ao outro que se expresse livremente". Mercês Nascimento - Professora de DHC

"Preciso me envolver para sempre aprender e não me conter". Geraldo Juliano - Professor de Canto Coral

"Respeitar o outro é fundamental nas relações, é um princípio para ser livre. Todos tem suas diferenças, sua visão ótica, sua opinião, seu querer, seu ser.... A partir do momento que valores essenciais à condição do ser são respeitados, a liberdade se torna uma consequência em construção. Maria do Carmo "Kaká" - Professora de DHC

"Somente com o convívio diário é possível conhecer o outro e entender que a liberdade não é minha propriedade e sim o limite de até onde posso chegar. Através do respeito pelo outro, do interesse e, sobretudo do diálogo construímos nossos limites e entendemos este conceito variável e instável de liberdade". Tiago Souza - Professor de Trompete e Musicalização

5 Comentários:

Anônimo disse...

o projeto garoto cidadão é GENEROSIDADE, amor, humanidade, interesse, gostar, aprender a ouvir, dialogar, simplicidade, respeito, recriar, liberdade, sensibilidade, flexibilidade, diagnosticar, aprender,etc.
E tudo isso mas um coisa que eu mais gosto, eo esforso dos professores para nos ensinar.

admiel turma:16

rita dias disse...

gostei de tudo , tudo bem legal =)

rita dias disse...

todos do projeto tem bastante criatividae para criar todas essas atividades

aline dias disse...

eu gostei de tudo !

aline dias disse...

é tudo muito interesante !

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO