sexta-feira, 1 de julho de 2011

PGC - Itaguaí

II Fórum
O Desafio dos 5 eixos plano decenal


Eixo 1-Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades.
Diretriz 01 - Eu entendi que as crianças e adolescentes tem direitos à cultura, ao respeito, a orientação sexual, mesmo as pessoas com deficiências físicas ou mentais até as pessoas religiosas.
Diretriz 02 - Eu entendi que as crianças, os adolescentes e suas famílias têm acesso a política publica de qualidade que garantam os direitos humanos. E contemplem a superação das desigualdades e afirmação da diversidade.



Eixo 02 - Proteção e defesa nos enfrentamentos das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Diretriz 03 - Ou seja, proteção especial a crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados.
Diretriz 04 – Eu entendi que todos os conselhos tutelares estão tendo fortalecimento e universalização, objetivando a sua atuação qualificada.
Diretriz 05-Eu entendi que todas as crianças e adolescentes tem direito aos sistemas de justiça, a segurança publica para a efetivação dos seus direitos e igualdade de condições.


Eixo 3- Protagonismo e participação de crianças e adolescentes


Diretriz 06-Eu entendi que existem estratégias e mecanismos que facilitam a participação organizada, a expressão livre de crianças e adolescentes sobre condição peculiar de desenvolvimento.



Eixo 04- Controle social da efetivação dos direitos


Diretriz 7- Eu entendi que ha o controle democrático de participação e controle social, priorização dos conselhos de direitos das crianças e dos adolescentes assegurando seu caráter.


Eixo - 05 Gestões da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.


Alunos: Cecília dos Santos Souza, 13 anos.


Hugo Barbosa Marques da Silva, 13 anos.


Nathálya da Silva Vasconcelos, 12 anos.






Eixo 1 - Eu entendi que a criança tem que ter respeito e garantia dos direitos humanos na sua família do Estado.Considerando as condições de pessoas com deficiência. Fazer com que elas tenham acesso a política publica para garantir os direitos delas (direitos humanos) e que os adolescentes e suas famílias possam superar as desigualdades, e sejam incluídas na sociedade.


Eixo 2 - Que as crianças tenham proteção especial com seus direitos ameaçados ou violentados. Objetivando e fortalecendo a atuação dos conselhos tutelares qualificando a sua atuação.


Igualdade de condições, para as crianças terem acesso aos sistemas de justiça publica para efetuar seus direitos.


Eixos 3 - Formar estratégias e mecanismos para facilitar a participação e a liberdade de expreção da criança e do adolescente. Em especial aos assuntos relacionados a eles. Considerando o desenvolvimento de pessoas com deficiência.


Eixo 4 - Fortalecer espaços democráticos de participação social priorizando o direito da criança e do adolescente garantindo seu caráter primário.



Eixo 5 - Qualificação permanente de profissionais para atuarem na rede. Aperfeiçoamento de mecanismo e instrumentos de monitoramento e avaliação política. Conhecer a infância e adolescência. Cooperação internacional e relações militares.


Alunos: Thauan Nogueira Araújo, 15 anos
Arthur Mario Abdon, 11 anos.




Postado por: Raquel Rodrigues de Souza, 13 anos.


Gabriel de Arruda Siquineli, 14 anos.


Luiz Henrique O. Medeiros, 12 anos.










1 Comentário:

Anônimo disse...

Muito bom ver que os alunos passaram a ter noção de que são portadores de direitos e que através disso podem questionar a política vigente no intuito de lutar pelo seu real usufruto e qualidade da mesma. Parabéns a toda equipe do PGC-Itaguaí. Tenho orgulho de já ter feito parte desta equipe e muitas saudades. Abraços a todos.
Roberta Marins - Assistente Social

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