Visita ao Centro Cultural FCSN (parte 2)
Volta Redonda (RJ)
A visita guiada é o momento da apreciação do processo educativo e funciona como uma ponte entre educando e a poética do artista.
Nessa visita os educandos tiveram contato com as obras originais do artista Clécio Penedo.
O primeiro momento da visita iniciou-se por um grande círculo, onde todos se apresentaram e explanaram suas opiniões sobre o espaço Galeria.
O segundo momento foi marcado pelo passeio no espaço Galeria priorizando a observação e leitura das obras.

Novamente em círculo, os educandos foram provocados a partilhar com todos a sua leitura das obras. Momento de grande importância, pois além de evidenciar na obra do artista o conteúdo estudado por eles nas aulas de desenho, os educandos ligaram as obras lidas com o mundo, seus signos, suas experiências e vivências em relação à poética de Clécio Penedo.
A atividade prática feita pelos educandos envolveu a linguagem do desenho. E ainda foram sorteados entre os educandos, catálogos do artista.
Finalizando a visita os educandos participaram na Galeria da proposta Universo Musical com os tambores de aço.
“Quando se expõem os alunos a obras de arte no original,
essas desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento
que os habilitam para esforços criativos posteriores.
O ensino da arte necessita de um processo sistemático de aprender a ver,
observar, pensar criticamente ou investigar sobre a arte”. (BARBOSA, 1996)
Depois da visita à Galeria de Artes, os educandos em sala de aula registraram em imagens e textos o momento da apreciação.
Trabalharam a distorção das imagens baseadas nas obras de Clécio Penedo e o espaço Galeria.
Trabalharam a distorção das imagens baseadas nas obras de Clécio Penedo e o espaço Galeria.


A educanda Gleicy Kellen da Silva Rodrigues relata que achou muito legal a visita ao Centro Cultural, pois se divertiu muito com seus amigos do projeto. Destacou a visita na Galeria de Artes e a descoberta de como foram feitas as obras de Clécio Penedo, a maneira que ele, através do desenho retratou os filhos de escravos que iam para a marinha e o fato do artista ter estudado com dona Eunice Lima Faria. Finaliza afirmando o desejo de voltar ao Centro Cultural para aprender mais e mais sobre a cultura do nosso país.
Na segunda visita do Projeto Garoto Cidadão à Galeria de Artes Fundação CSN os educandos visitaram a exposição Con Tatos em Rede.
A atividade prática proposta na Galeria foi a construção de uma rede com barbante colorido, onde educandos e educadores participaram da construção da rede.
Os educandos assistiram no Anfiteatro Maestro Franklin o vídeo Brasil a 4 Faces, que mostra a construção de uma instalação destacando o desenho e a valorização do trabalho feito em conjunto.
Na segunda visita do Projeto Garoto Cidadão à Galeria de Artes Fundação CSN os educandos visitaram a exposição Con Tatos em Rede.
A atividade prática proposta na Galeria foi a construção de uma rede com barbante colorido, onde educandos e educadores participaram da construção da rede.
Os educandos assistiram no Anfiteatro Maestro Franklin o vídeo Brasil a 4 Faces, que mostra a construção de uma instalação destacando o desenho e a valorização do trabalho feito em conjunto.
Finalizando a visita no Centro Cultural, os educandos participaram da proposta Universo Musical, com instrumentos de corda.
Em sala de aula os alunos registraram em desenho a atividades prática proposta na Galeria, como mostra o desenho abaixo.

Postar um comentário